donauer-logo
(+351) 219 663 470
donauer-logo

Notícias

As novidades acerca da Donauer

Notícias

Governo promete concurso para apoiar investimento em baterias ainda este ano

Nos próximos meses o Governo lançará um concurso para apoiar investimentos em baterias, bem como no hidrogénio e biometano. E também lançará um concurso para prospeção de lítio, avançou a secretária de Estado da Energia e Clima, Ana Fontoura Gouveia, esta quinta-feira.

A secretária de Estado da Energia e Clima, Ana Fontoura Gouveia, prometeu esta quinta-feira que até ao final do ano o Governo irá lançar um concurso para apoiar projetos de investimento em baterias, que contribuam para apoiar o sistema elétrico nacional num momento de crescente penetração das energias renováveis.

“Ainda este ano lançaremos um concurso para a instalação de baterias, para permitir apoiar o capex [investimento] destes projetos”, afirmou Ana Fontoura Gouveia na abertura da Portugal Energy Conference, conferência anual da Associação Portuguesa da Energia, que decorre esta quinta-feira em Lisboa.

A aposta nas baterias é uma das promessas do atual Governo, que também traçou o objetivo de preparar uma estratégia nacional para o armazenamento de energia, o que incluirá, além das baterias de lítio, a aposta nas centrais hidroelétricas com albufeira e sistemas de bombagem. “Queremos assegurar que o potencial de bombagem do país é concretizado”, declarou a secretária de Estado da Energia e Clima na conferência.

O leque de iniciativas do Governo na área da energia nos próximos anos será amplo. “Vamos também lançar este ano um concurso internacional de prospeção de lítio no país”, frisou Ana Fontoura Gouveia.

Ainda até final do ano a governante prometeu abrir um concurso para projetos de biometano, bem como um outro procedimento para apoiar novos investimentos em hidrogénio verde.

“O leilão para hidrogénio e biometano [neste caso trata-se de contratualizar o fornecimento de longo prazo destes gases renováveis para injeção na rede de distribuição de gás natural] será lançado nas próximas semanas. Estamos a tratar das questões dos auxílios de Estado com a Comissão Europeia”, explicou Ana Fontoura Gouveia.

Adicionalmente, está previsto “nos próximos meses” ser realizado um concurso para o prolongamento da operação da central de ciclo combinado a gás natural da Tapada do Outeiro (cujo contrato de venda de energia termina em março do próximo ano), que contemplará um período adicional de produção com gás natural, mas também avaliará os candidatos em função da sua disponibilidade para futuramente descarbonizar essa central elétrica.

Na conferência da Associação Portuguesa da Energia Ana Fontoura Gouveia disse ainda esperar que no próximo mês a Comissão Europeia se pronuncie sobre o projeto de Portugal, Espanha e França para um corredor verde de hidrogénio.

A estes projetos soma-se o já anunciado leilão para energia eólica offshore. Conforme o primeiro-ministro, António Costa, já revelou, ainda este mês de outubro será aberto o período de manifestação de interesse para consórcios que queiram participar no primeiro leilão. O objetivo do Governo é até 2030 lançar leilões para eólicas no mar com uma capacidade de 10 gigawatts (GW), dos quais 2 GW deverão estar efetivamente operacionais naquele horizonte.

Fonte: https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/governo-promete-concurso-para-apoiar-investimento-em-baterias-ainda-este-ano/ar-AA1i5nLw?ocid=entnewsntp&cvid=b078b2dc58ff463296ccda743ecafe34&ei=41

Partilha

Subscreva a nossa Newsletter

Fique a saber mais sobre as novidades das nossas soluções energéticas.

newsletter-background

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.