donauer-logo
donauer-logo
(+351) 219 663 470
donauer-logo

News

News about Donauer

News

Universidade de Coimbra desenvolve processo inovador para reciclar resíduos de painéis solares

Uma equipa de investigadores e alunos da Universidade de Coimbra está a desenvolver um processo inovador para reciclar resíduos de painéis solares em fim de vida, que são altamente tóxicos para o meio ambiente.

De olhos postos no futuro, uma equipa de investigadores e alunos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a desenvolver um projeto que aposta na criação de um processo inovador para reciclar resíduos de painéis solares, que são altamente tóxicos para o meio ambiente, através da utilização de bactérias que os captam, permitindo a sua utilização em áreas como a Biomedicina e a Biotecnologia.

A solução proposta pela equipa liderada por Jorge Pereira, investigador do Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta (CIEPQPF), Departamento de Engenharia Química da FCTUC, passa por, através de um modelo de economia circular, «dar uma segunda vida aos metais. Neste caso, é pegar no telúrio, um resíduo dos painéis fotovoltaicos, e dar-lhe um valor acrescentado. Por exemplo, na forma de nanopartículas para uma aplicação biomédica terá um valor muito superior».

Este projeto, que foi um dos vencedores da 3.ª edição do “Projetos Semente de Investigação Científica Interdisciplinar” Santander UC.

Fontes:

https://noticias.uc.pt/artigos/equipa-da-universidade-de-coimbra-desenvolve-novos-bioprocessos-para-reciclar-residuos-de-paineis-fotovoltaicos/

Share

Subscribe to our Newsletter

Find out more about what's new in our energy solutions.

newsletter-background

This website uses cookies to provide a better user experience. By browsing this site, you consent to its use.